Vegetarianismo sem stress

      Eu já fui vegetariana um bom tempo, li muita coisa sobre o budismo, sou seguidora da filosofia da Seicho-No-Ie e compartilho do pensamento de viver sem causar danos. Mas como o que fal mal ao homem não é o que entra pela boca (comida) mas o que sai dela (palavras, que expressam pensamentos), acredito que o importante é ter o coração puro. Abster-se de carne por sentimento búdico de amor aos animais e tratar os familiares com agressividade não condiz com uma vida de verdadeiro amor incondicional.
      Como diz o outro (o famoso outro), aprendi uma fórmula de bem viver (a minha própria vida) e ela me conduz a viver sem crítica e sem exageros, então aqui vou eu vivendo, curtindo uma maravilhosa sopa de vegetais em um dia e em outro confraternizando com a família na churrasqueira. Uso o princípio, (para harmonizar com quem eu convivo), de reduzir o consumo de carne, isto me faz bem tanto no ítem de saúde corporal quanto no ítem picológico e espiritual.
      Indiscutivelmente, não há prato mais saboroso que uma bela salada!
      Então, esta página é destinada a curiosidades ou informações sobre uma alimentação natural. Vez por outra postarei receitas vegetarianas e elas terão marcador específico , ali do lado esquerdo do blog, para facilitar a pesquisa. Eu  sou tão descomplicada em termos de alimentação, que eu penso que qualquer uma das minhas receitas pode ser facilmente adaptada, com a mudança de um ou dois ingredientes, para atender a necessidades específicas, seja de restrição a gordura ou vegetarianismo.
Não vamos levar estas minhas dicas como coisa de especialista, sou leiga, por isso, para se orientar em caso de problemas de saúde, por favor, procure um nutricionista.


            Vegetarianismo com muito sabor
      Em moda, fala-se o tempo todo sobre tendências. Na gastronomia, não é diferente. A bola da vez é o vegetarianismo. No Brasil, segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 28% das pessoas estão deixando de comer carne por razões que vão da saúde à preservação do meio ambiente. Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, diz que boa parte das doenças do coração está relacionada ao consumo excessivo de carne. Mas a nutricionista Cecília Corsi sugere a ingestão ao menos uma vez por semana, pois esse alimento é a única fonte de vitamina B12, que previne a anemia.

       OS TIPOS MAIS COMUNS


SEMIVEGETARIANISMO É o menos radical de todos. Os adeptos evitam as carnes vermelhas, mas podem comer peixes e, às vezes, aves.
OVOLACTOVEGETARIANISMO Nessa dieta, as carnes são proibidas, mas ovos e laticínios, liberados.
LACTOVEGETARIANISMO Geralmente adotado por razões religiosas, proíbe o consumo de carnes, ovos e qualquer alimento que venha de animais, exceto os laticínios.
VEGANISMO É o mais radical de todos, pois proíbe ingerir todos os alimentos de origem animal.

        DICAS PARA SER UM VEGETARIANO SAUDÁVEL

      Não adianta diminuir o consumo de carne e só comer massas e queijos. Ricos
em carboidratos, esses alimentos engordam quando consumidos em excesso.
É importante diversificar. "Um prato colorido e variado é o primeiro passo para
garantir a ingestão dos principais nutrientes", diz Erik Slywitch, médico nutrólogo.
Os indianos são vegetarianos há 3 mil anos. Uma maneira de conseguir uma dieta
saborosa, equilibrada e saudável é conhecer melhor as receitas da culinária típica do país.

Elas também são:

ELLEN JABOUR
Há 13 anos, a apresentadora não põe nenhum tipo de carne no prato. Sua convicção influenciou o namorado, o ator Rodrigo Santoro, que hoje só come peixe.

LETÍCIA SABATELLA
Por compaixão aos animais, a atriz virou vegetariana há mais de 12 anos. O açúcar branco também foi totalmente abolido do seu cardápio.

KARINA BACCHI
Para a atriz, o bom funcionamento dos intestinos e a redução do suor são alguns dos benefícios da dieta, que ela segue desde 1995 por respeito aos animais.
(Revista on-line Manequim Abril,  http://manequim.abril.com.br/culinaria/cozinha-cia/


                                                  RECEITAS VEGANAS

       Como minha filha adotou o veganismo recentemente, me vi indo em sites de culinária vegana para reaprender a cozinhar. Tem muitos sites ótimos, o que mais gostei foi o veggietal. Mas como não me limitei a apenas um e na hora de preparar as receitas sempre dou uma "mexida nos ingredientes e no modo de preparo", estas poderão ser encontradas aqui no blog tal e qual ou adaptadas. Por isso as que foram retiradas inicialmente nos sites coloco abaixo a fonte. Outras são adaptadas de minhas receitas pessoais para a versão vegana.
       Nos sites indicados tem também muitas dicas interessantes de como adaptar ingredientes, como por exemplo, substituir o ovo e o leite. Mais adiante vou trazer algumas dessas dicas valiosas e indicar cada um dos sites.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário