sábado, 21 de janeiro de 2012

Boas vindas às visitas!

      Para o gaúcho, a cozinha é o coração da casa. É nela que ele faz a bóia, recebe as visitas, e se facilita arreda os bancos e faz um arrasta-pé. É onde ele ceva o mate e tira um dedo de prosa nos intervalos da lida. Gaúcho tem sala pra bonito, porque se dá no jeito arrasta todo mundo pra beira do fogão. E gaúcho moderno, além dos apetrechos habituais, leva pra cozinha seu laptop. Enquanto refoga, vai adiantando o serviço. E aqui estou eu, no meu espaço sagrado, dividindo segredos de forno e fogão.      
      Eu gosto muito de viajar, tenho alma peregrina. Estou, literalmente, sempre com as malas prontas. Convidou, já to pronta. Acontece que, modéstia à parte, me dou bem na cozinha, cozinho com alegria e amor, então, não raro, sou lembrada por meu pastelão, minha lasanha, meu sopão... Daí acontece de estares de visita em alguma casa, e alguém pedir: -Faz aquele teu pastelão?
      Agora, me fala, já viu alguém sair de viagem e levar caderno de receita na mala? Bom, eu teria que levar uma biblioteca, então, conto só com a Internet (que não é pouco) Mas...e o "meu" pastelão? E aquela mexidinha básica que dou em todas as receitas, para torná-las exclusividades minhas? E aquela receita de bolo, que parece tão básica, mas que era a receita do Bolo da Dinda, e que ela treinou anos pra que chegasse a ter esse nome?
      Daí, nestas férias longe de casa, tomei a decisão: na próxima vez que me debandar, carrego junto meu caderno de receitas, no formato de blog. E dessa vontade, veio a idéia: e se eu compartilhasse com os amigos? Tenho uma amiga que diz que o Pastelão da Bel faz sucesso nas reuniõezinhas entre amigas. Gente... meu pastelão é famoso, é claro que ele  vai inaugurar as receitas. Todas caseiras, gostosas, testadas e aprovadas, com ingredientes não complicados, e devidamente complementadas com fotos. Pra abrir o apetite, né?
            E se quizerem me presentear com alguma de suas iguarias, vou receber com carinho as receitas e fotos e compartilhar.
      Bueno, então, te aproxega, quer dizer, a casa é sua, puxa o banco e utiliza os recursos do blog: lê, comenta, abre as páginas e, se gostou, torna-te seguidor e recomenda nos sites sociais indicados.. E volta sempre, que eu estou recém abrindo o caderno. 
      Abraços!
Bel Plá

     

sábado, 14 de janeiro de 2012

Que tal começarmos com um chá?

      Que tal começarmos com um chá? Uma bebida consumida em todo mundo, com variados hábitos. Indiscutivelmente, uma xícara de chá é sempre sinal de hospitalidade. Lembram da dona Florinda? É uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes.
      Segundo uma lenda chinesa, o hábito de tomar chá surgiu há quase 5 mil anos, quando o imperador Sen Nung, um pesquisador das ervas medicinais estava cozinhando em seu jardim e viu cair sem querer alguns galhos de uma árvore selvagem de chá na  panela de água fervendo. Se foi verdade ou não, o fato é que as primeiras beberagens para fins medicinais provém da China, a partir do século III a.C.
      No século XV, os japoneses desenvolveram um elemento importante em sua cultura, a Cerimônia do Chá (chanoyu), um ritual sagrado inspirado no budismo Zen. A partir do século XVII, a bebida se popularizou na Europa, tornando-se um hábito, como o chá das cinco, na Inglaterra.
      Não falta assunto quando se serve um chá,ele pode ser servido para celebrar a vida com amigos (chá preto, , mas também pode ser usado para fins de aliviar dores (canela, erva-doce, carqueja...) , ajudar na digestão (ban-chá, boldo, hortelã...), emagrecer (chá verde, branco, hibisco...), ou para acalmar (camomila, erva-cidreira, melissa...)
      Esta receita é para um delicioso chá para uma reunião entre amigas.
      Queime levemente em uma panela média uma xícara de açucar, acrescente um pouco de água e leve para cozinhar nesse caldo caramelado 1 laranja sem a casca cortada em cubos. Mexa com colher de pau, até que a laranja pegue cor. Complete a panela com água e acrescente 3 saquinhos de chá preto (se preferir, de maça ou canela). Deixar ferver e acrescentar açucar à gosto, se desejar mais doce.
      Acompanhar com torradinhas, canapés ou biscoitinhos.